sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A VIDA DE CRISTO, UM ESCRITO DE JOE MCKINNEY - cont...

CAPÍTULO 4
JESUS: O JUSTO (Mateus 5:6)


JUSTIÇA: O QUE É?

"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão fartos" (Mateus 5:6). A verdade bíblica é que o homem precisa mais do que comida e bebida para sustentar a sua vida. Ele precisa de alimentação espiritual para sua alma. Foi por isso que Jesus disse: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de DEUS" (Mateus 4:4). Também disse: "Trabalhai não pela comida que perece, mas pelas que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará! (João 6:27).

O homem não é apenas um mero animal com as necessidades físicas. Somos criaturas de DEUS, feito a Sua imagem e semelhança, com desejos espirituais, emocionais e sociais, bem como físicos. Precisamos ter comunhão íntima com DEUS através de JESUS CRISTO.

Mateus 5:6 nos faz lembrar dos flagelados do sertão quando na reportagem na TV, vimos homens e mulheres saindo de casa e andando 10 ou 15 Km para trabalhar em situação de emergência, sem tomar café pela manhã e com pouca àgua. Trabalhavam no calor opressivo do sol o dia todo, voltando para uma casa cheia de crianças famintas. Eu acho que a maioria de nós não sabe o que é ter fome e sede como ele. Que felicidade para o sertanejo é ter comida e bebida à vontade.

De verdade, as pessoas estão buscando algo na vida que satisfaça os seus desejos e suas necessidades. Elas tem fome e sede, mas não somente de pão e àgua. Elas desejam coisas, bem materiais, bons relacionamentos, sentido na vida e paz. Elas desejam coisas, bem materiais, bons relacionamentos, sentido na vida e paz. Elas desejam felicidade. Mas há uma fome importante que DEUS valoriza e abençoa acima destas coisas. É a fome importante que DEUS valoriza e abençoa acima destas coisas. É a fome e sede de justiça. Lembrando que "Bem-aventurado" quer dizer "Feliz", note bem o que Jesus não disse. Ele não disse que os que buscam felicidade serão felizes. Ele disse que os que buscam justiça serão felizes. Os que buscam DEUS e Sua vontade, os que querem pensar e agir corretamente, estes serão felizes.

Muitas vezes as pessoas têm fome e sede, mas procuram satisfazer esta fome incorretamente. Uma criança chega do colégio com fome e busca doces, mas quando chega a hora do almoço não quer mais comer. Assim também muitas pessoas procuram satisfazer os seus desejos e prazeres não espirituais, e como resultado resultado não encontram a felicidade. Jesus nos mostra o caminho verdadeiro para a satisfação e felicidade real na vida. Feliz é a pessoa justa.

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE JUSTIÇA

Mil anos antes de ele nascer, foi profetizado de Jesus: "Tu amarás a justiça e odiará a iniquidade". (Sl.43:7). Também foi profetizado que ELE "julgará com justiça" os pobres e decidirá com equidade, fazia o que era certo, julgava o perverso e defendia o inocente. A justiça de Jesus, como juiz, inclui a retribuição pelo mal. Como juiz justo, Ele está envolvido na luta entre o certo e o errado. Ele não é impacial neste sentido. Ele está envolvido na luta entre o certo e o errado. Ele não é imparcial neste sentido. Ele quer que o bem vença o mal. Jesus ama o que é certo, mas odeia o que é errado. Jesus, O Justo, sempre fez o que era certo.

Jesus, por ser justo sempre, fez o que DEUS quis. Até o ladrão na cruz teve de confessar: "Nós na verdade sofremos com justiça porque recebemos o que é merecido, mas este nenhum mal fez" (Lc. 23:41). Jesus podia desafiar Seus inimigos: "Quem dentre vós Me condena de pecado? (João 8:46). Por ser justo Jesus sempre fez o que era certo diante de DEUS. Jesus demonstrou Sua justiça quando expulsou os vendedores do templo. Sua retidão não permitia que as pessoas fizessem da casa de DEUS um covil de salteadores (Mateus 21:13). Em tudo que falou e em tudo que fez, Jesus nos deu o exemplo de pessoa justa.

Jesus nunca deixou a verdade por causa das tradições humanas que impediram a ajuda pelos necessitados (Mateus 9:9-13). Ele deu honra aos colegas (Mateus 11:7-19). Ele compartilhou a verdade (Mateus 13).

Jesus é nosso exemplo de maturidade (Efésios 4:15). Ele é a fonte de nossa força e fruto (João 15:1-5). Como Ele, temos que desejar a comunhão da família de DEUS (Hebreus 10:23-27), nos alimentando na palavra de DEUS ( 2 Timóteo 3:16,17), compartilhando com os outros os nossos bens ( 2 Coríntios 9:7-10). Temos que obedecer a DEUS em vez de homens (Atos 4:19). Esta é a vida de justiça que Jesus nos revelou.

A justiça de Jesus também é vista no Seu papel de juiz. DEUS estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de Jesus ( Atos 17:31). Quando Jesus voltar ELE vai dividir os cordeiros dos cabritos (Mateus 25:33), porque importa que todos nós compareceçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo ( 2 Cor. 5:10). Que, você acha, o Juiz Justo vai dizer a você naquele dia?




APLICAÇÃO PESSOAL:

Jesus enfatizou tanto a absoluta necessidade de justiça em nossas vidas que ELE disse: " Se a sua justiça não exceder em muita a dos fariseus, jamais entrareis no reino dos céus!" (Mt. 5:20). Em seguida, ELE começou a explicar como praticar esta justiça. Veja as coisas que ELE destacou no sermão do monte (Mt. 5,6 e7) que estão envolvidas na vida de justiça:

1. Ser Misericordioso ( 5:7)
2. Ser puro ( 5:9)
3. Fazer a paz (5:9)
4. Iluminar o mundo (5:14)
5. Controlar a ira (5:21,22)
6. Controlar as paixões (5:27,28)
7. Ser fiel ao casamento ( 5:31,32)
8. Ser honesto (5:33-34)
9. Considerar o bem-estar dos outros (5:38-42)
10. Amar os inimigos ( 5: 43-48)
11. Servir a DEUS por motivos puros ( 6:1-18)
12. Perdoar os outros (6:14,15)
13. Não ser materialista ( 6:19-24)
14. Buscar o reino de DEUS em primeiro lugar ( 6:25-34)
15. Não ser hipócrita no julgamento ( 7:6)
17. Tratar os outros como você quer ser tratado ( 7:13)
18. Obedecer a Cristo ( 7:21-27)

A vida cristã é uma vida de justiça, boas obras, obediência e ainda mais, estas obras têm que ser de motivos puros. Jesus falou em Mateus 6:1 para que não praticassemos as obras perante os homens para ser vistos pelos homens. Tudo que fizermos devemos fazer perante DEUS para agrada-lo, sabendo que só assim recebemos dELE a recompensa.

AUTO EXAME: Responda as perguntas para medir sua justiça.

1. Você já enganou alguém de propósito mas não se arrependeu?
2. Existe alguém a quem você recusa perdoar?
3. Você sempre está fazendo decisões baseadas em "O que Jesus faria no meu lugar?"
4. Você se importaria com a opressão dos pobres, viúvas e òrfãos?
5. Você está fortificando sua vida espiritual com oração, leitura bíblica e comunhão na vida da igreja?
6. Você acha que merece o favor de DEUS por causa da sua boa vida?
7. Você julga uma pessoa pela sua roupa, língua, raça ou nacionalidade?
8. Você acha que um criminoso pode se tornar uma pessoa boa e importante no reino de DEUS?


Trecho do Texto no Livro: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY
Postado por: Lúcia de Fátima
Imagem pesquisada e encontrada na Internet.                                                               

Um comentário:

  1. A PAZ DE CRISTO, queridos irmão e irmã!

    Estive um período afastada por aqui, porém NÃO DOS PASSOS DE JESUS, NA MINHA FÉ, ESTUDOS E GRATIDÃO AQUELE QUE É ÚNICO E EXCLUSIVO SALVADOR NOSSO!
    Já estou postando!!! :) Glórias à Deus!

    Espero as suas abençoadas e abençoadoras visitas.

    FIQUEM COM DEUS!

    Lúcia de Fátima

    ResponderExcluir