quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A VIDA DE CRISTO, UM ESCRITO DE JOE MCKINNEY - cont...




APLICAÇÃO PESSOAL:

Vamos notar três àreas em que devemos ser sensíveis. Em primeiro lugar, devemos lamentar e chorar sendo sensíveis aos sofrimentos dos outros. Algumas pessoas choram quando se quebra um copo ou um prato, mas não ficam comovidos quando a vida de um ser humano se quebra. Isto não é certo! Devemos reconhecer o valor infinito das pessoas e nosso coração deve ser tocado pelos sofrimentos. Você deve ser ligado às pessoas e não às coisas. Procure ver a mão de DEUS em tudo e todos, seja no rosto de uma criança, seja na beleza de um sorriso, seja nas palavras agradáveis de um amigo ou num sacrifício de amor. Jesus era assim. Como Jesus, em todo lugar por onde andar, vendo a situação das pessoas, ouvindo o gemido dos indivíduos, tenha compaixão e pare para ajudar, encorajar, lamentar, consolar, etc. Assim você será como Jesus e será bem aventurado.

Também, em segundo lugar, devemos chorar e lamentar por causa dos pecados dos outros. Não faz sentido ficar comovido com os sofrimentos físicos dos outros, mas ignorar os pecados que os levam para a morte eterna. No final das contas, quando morremos e aparecemos perante o Juiz das almas para prestar conta da vida, não vai ser de grande importância se morremos de barriga cheia ou vazia. Devemos chorar quando virmos um irmão da igreja voltar para o mundo e decidir viver no pecado (Veja 1 Cor. 5:1-2). Devemos chorar com os pecados da sociedade. O mal vencerá se os homens bons não fizerem nada. Temos que evangelizar os perdidos e não ficar de braços cruzados diante de tanta prostituição, pornografia, bebedice e corrupção. Cada dia o número de jovens viciados em tóxicos aumenta. Pode alguém dizer que tem compaixão deles se não faz nada para ajuda-los? Os cristãos precisam amar o bem, mas também odiar o mal que destrói a vida e alma das pessoas.

Em terceiro lugar devemos chorar por causa dos nossos próprios pecados. Nisto não podemos seguir o exemplo de Jesus, porque ELE nunca pecou. Mas temos no Seu ensino que, antes de olharmos para os erros dos outros, devemos primeiro olhar para dentro de nós mesmos. Os fariseus condenavam o pecado nos outros, mas ignoravam seus próprios defeitos. Devemos nos examinar, devemos sentir remorso, ter coração quebrantado e um espírito contrito que nos motive ao arrependimento. (Sl. 51:17).

"Chegai-vos a DEUS e ELE Se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores, e vós que sis de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em prantos e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos na presença do SENHOR e ELE vos exaltará" ( Tiago 4:9-10). Como o povo no dia de Pentecostes, ouvindo de Pedro que eles tinham crucificado o próprio Filho de DEUS, "compungiram-se-lhes o coração e perguntaram-lhe: "Que faremos irmãos?" (Atos 2:37). Seja sensível à sua própria condição espiritual.

AUTO-EXAME: Responda estas perguntas para medir sua compaixão.
1. Você acha que DEUS ficará triste se você pecar?
2. Você já implorou a um amigo: "Por favor, deixe seu pecado"?
3. Você já falou do evangelho a uma pessoa que não é cristã?
4. Você acha engraçado um bêbado cair na rua?
5. Você gosta de escutar fofoca?
6. Hoje você é menos sensível a algo que considerava ofensivo no passado?
7. Você gosta de assistir programas na televisão, que exaltam a violência, imoralidade e linguagem indecente?
8. Você se toca com a situação dos mendigos, cegos, aleijados da sociedade?
9. Você está contente sabendo que os malvados do mundo vão receber o que merecem?
10. Você se sente mal quando cai em tentação, fazendo uma coisa que não agrada a DEUS?



Trecho do Texto no Livro: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY
Postado por: Lúcia de Fátima
Imagem pesquisada e encontrada na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário