quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A VIDA DE CRISTO, UM ESCRITO DE JOE MCKINNEY



CONTINUAÇÃO DO CAPÍTULO 2
DO LIVRO: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY

JESUS: O COMPASSIVO (MATEUS 5:4)


JESUS É NOSSO EXEMPLO DE COMPAIXÃO:

Ao ler os evangelhos, ficamos impressionados com a compaixão de Jesus. ELE nunca deixou de SE tocar com as tristezas e condições desesperadas dos outros. Um leproso chegou a ELE, rogando-lhe de joelhos: "se quiseres, podes purificar-me" (Marcos 1:40). Leprosos não eram nada agradáveis em aparência. Pela lei da época, eles eram excluídos da comunidade e não podiam aproximar-se das pessoas. Mas houve alguma coisa que Jesus transmitiu que fez os miseráveis, rejeitados pela sociedade, sociedade, saberem que podiam aproximar-se dELE. Jesus os atraiu, então não é de se estranhar que ao receber este pedido do leproso, Jesus ficasse "profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o, e disse-lhe: fique limpo". Assim era o exemplo de Jesus.

Este exemplo se repetia continuamente durante Sua vida. Na cidade de Naim. Ele viu o enterro do filho Ùnico de uma viúva. "Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela e lhe disse: - Não chores" (Lucas 7:13). Movido pela compaixão. Jesus ressucitou o filho dela.

Saindo de Jericó, algum tempo depois, Jesus vendo dois cegos, "tocou-lhes os olhos e imediatamente recuperaram a vista" (Mateus 20:34).

A Bíblia não nos diz que Jesus chorou ao ouvir que Lázaro tinha morrido, porém, quando ELE chegou a Betânia e viu Maria e os amigos de Lázaro chorando, "agitou-Se no espírito e comoveu-Se". E a Bíblia diz simplesmente num versículo pequeno: "Jesus chorou" (João 11:33,35). A tristeza dos outros atingiu o coração compassivo de Jesus.

Jesus, como o Verbo (João 1:1), criou o universo e colocou tudo em ordem. Hoje Jesus ainda sustenta todas as coisas (Colosseses 1:16,17). Poderoso, com toda autoridade, divino, mas compassivo e sensível às dores e tristezas dos seres humanos, este é Jesus!!! Quando conseguirmos ver com os olhos do nosso coração o Criador condoído, chorando, então conheceremos um pouco mais a vida de Cristo. Nunca mais deixaremos alguém dizer que chorar não é para homens.

Mas Jesus não chorou apenas por causa de doença, fome e morte. A tristeza da Sua alma era maior diante das situações espirituais das pessoas. Mateus 9:35-36 mostra Jesus compadecido da multidão que era como ovelhas sem pastor, pessoas perdidas, vagando sem direção, sem saber o que buscavam, nem para onde iam. Alguém podia dizer com razão: "O problema é deles. Cada um escolhe seu destino". Mas Jesus não os ignorava. Ele foi tocado com sua situação espiritual. Foi por isso que ELE veio.

Lemos em Lucas 19:14-44, que Jesus, ao aproximar-Se de Sua cidade amada, Jerusalém, também chorou. Nesta ocasião, estava olhando para o futuro do povo e este futuro era negro. Os judeus rejeitaram a Jesus e recusaram se arrepender dos seus pecados e por isso iam sofrer um castigo terrível. Exércitos inimigos cercariam a cidade e a destruição. Todos os habitantes seriam mortos ou vendidos como escravos para outros países. O glorioso templo, centro e símbolo do privilégio e presença de DEUS no meio deles, seria totalmente destruídos, sem uma pedra acima de outra pedra. Tudo isso aconteceu 40 anos mais tarde (Mateus 24). Jesus amava Seu povo e chorou em pensar no destino dos rebeldes e desobedientes.

Interessante é que esta cena ocorreu uma semana antes da Sua cruxificação. Mas Ele não chorou por Si mesmo. Suas lágrimas não caíram por causa dos Seus sofrimentos iminentes, mas pelo sofrimento daqueles que Ele amava, Jesus era compassivo para com os pecadores. Jesus tem compaixão por você hoje, seja por causa da sua solidão, dor, tristeza ou seu estado pecaminoso. Ele pode lhe salvar. Ele quer lhe salvar. Ele morreu para lhe salvar.

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e será para sempre" ( Hebreus 13:8). Ele não mudou nem mudará. Com a mesma compaixão que Ele Se compadeceu das aflições daquelas pessoas, Ele hoje em dia pode "compadeceu das aflições daquelas pessoas. Ele hoje em dia pode "comparecer-Se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado". (Hebreus 4:15). Jesus Se compadece de você hoje em dia nas suas aflições e quer que você seja compassivo assim para com os outros. Jesus é nosso exemplo perfeito de uma pessoa compassiva e sensível.

Trecho do Texto no Livro: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY
Postado por: Lúcia de Fátima
Imagem pesquisada e encontrada na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário