quinta-feira, 23 de setembro de 2010
CAPÍTULO 1 - JESUS: O HUMILDE ( MT. 5:3)
HUMILDADE: O QUE É?
Uma qualidade impressionante na vida de Cristo é sua humildade. Por que alguém viria de tão alto e descer para tão baixo só para libertar alguém da destruição certa? Por que O Santo se dobrou para lavar os pés do traidor, o negador e o covarde?
A característica básica dos pensamentos influenciados e controlados por Satanás é o egoísmo, ou seja, o orgulho. Nas escrituras, orgulho e sangue é sempre considerado como pecado. Lemos em Provérbios 6 que "olhos altivos são uma abominação ao Senhor". Deus promete "deitar por terra as casas dos soberbos" ( Provérbios 15:25). Provérbios 21:4 afirma claramente que o olhar altivo e coração orgulhoso são pecados. Na verdade, DEUS resiste aos soberbos ( Tiago 4:6). A palavra orgulho significa literalmente "aparecer ou mostrar-se ser melhor superior" Orgulho é uma maneira errada de olhar para si mesmo que se refere aos outros. Esta definição torna-se mais clara, fazendo uma comparação entre orgulho e seu oposto, a humildade:
ORGULHO: "Tudo posso".
HUMILDADE: "Tudo posso em Cristo que me fortalece."
ORGULHO: "Não me diga nada pois já sei de tudo."
HUMILDADE: "Obrigado pela orientação e conselho."
ORGULHO: "O Deus, que sou uma pessoa tão boa."
HUMILDADE: "Deus, tenha misericórdia de mim, sou pecador."
ORGULHO: "Eu quero ser servido."
HUMILDADE: "Eu não vim para ser servido mas para servir."
ORGULHO: "Veja o que eu fiz."
HUMILDADE: "Veja o que Deus fez em mim."
ORGULHO: "Eu preciso, eu quero, eu mereço."
HUMILDADE: "Ele precisa, eles querem, você merece."
ORGULHO: critica os outros para desvaloriza-los.
HUMILDADE: elogia os outros para dar-lhes valor.
ORGULHO: busca a glória dos outros, mas não a encontra.
HUMILDADE: recebe glória e honra dos outros sem procurar.
ORGULHO: procura se exaltar, mas Desus o resiste.
HUMILDADE: humilha-se perante Deus, mas Deus o exalta.
ORGULHO: "Crucifique-o, pois ele é mais popular que eu."
HUMILDADE: pendurado na cruz, pediu: "Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem."
A diferença entre orgulho e humildade é a diferença entre trevas e luz. Quando "a luz" entrou no mundo, nos foi revelado o exemplo perfeito de humildade.
JESUS É NOSSO EXEMPLO DE HUMILDADE:
Jesus Cristo é uma demonstração viva de humildade. Em todo Seu relacionamento com Deus e também com as outras pessoas. Ele provou ser um servo humilde, sem ser pretencioso, sem orgulho, sem egoísmo, ou qualquer preconceito.
Em Jesus vemos um homem que Se dava com os miseráveis da Sua epoca. Ele Se associava com os trabalhadores e pecadores. Ele bebeu do mesmo copo da mulher de raça mista tão desprezada e rejeitada pelas pessoas religiosas. Jesus mostrou Seu espírito humilde quando, entrando em qualquer cidade, tocou no corpo imundo do leproso e na língua do mudo. Ele Se preocupava com os homens loucos de quem ninguém mais conseguiria aproximar-se. Ele aceitava convites para jantar nas casas de pecadores, publicanos, bem como fariseus e hipócritas.
Jesus não evitava nenhuma classe de gente. Mulheres de má reputação chegaram a Ele sabendo que encontrariam compreensão, perdão e também a ordem de arrependerem-se do mal. Jesus ficava à vontade na presença dos altos funcionários que não se consideravam dignos que Ele entrasse nas suas casas e também na presença de cegos e mendigos que moravam no pó à beira de qualquer estrada.
Jesus tirava tempo de sua apertada agenda para falar com todos, responder perguntas, tirar dúvidas, usar de misericórdia e mostrar o melhor caminho. Ele visitava as casas do povo, os cultos religiosos de outros líderes, assistia casamentos, pescava com amigos, falava com crianças no Seu colo. Ele sempre parava no caminho para atender um chamado de ajuda.
Embora tivesse toda a razão para se exaltar e se glorificar (Ele era Filho de Deus e sabia disso), Jesus sempre insistiu que foi Seu Pai que fez tudo. Em Jesus podemos ver todas as atitudes associadas com uma pessoa de espírito: humildade, submissão, serviço, fé e amor.
Texto extraído do Livro: A VIDA DE CRISTO, de autoria do Presbítero, Escritor e Evangelista JOE MACKINNEY, americano e integrante da IGREJA DE CRISTO.
Postagem feita por Lúcia de Fátima, membro da IGREJA DE CRISTO, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, Brasil.
O conteúdo deste Livro está sendo transcrito para este blog, à cada postagem, por etapas, afim de que seja lido, interpretado e depois vocês possam deixar os seus comentários ou perguntas sobre o assunto postado do LIVRO: A VIDA DE CRISTO, escrito por JOE MACKINNEY.
MUITO OBRIGADA.
Lúcia de Fátima.
Marcadores:
Amor.,
Apóstolos de Jesus,
Cristão,
Cristo,
Evangelismo,
Evangelização,
Fé,
fidelidade,
humildade,
Igreja de Cristo,
Jesus,
Jesus de Nazaré,
Serviço,
Submissão,
verdade e vida,
Vida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLucia bom dia.
ResponderExcluirPassei em visita e sou seguidora viu?
Em Jesus podemos ver todas as atitudes associadas com uma pessoa de espírito: humildade, submissão, serviço, fé e amor.
Que a gente possa fazer o minimo ... se espelhar neste exemplo maior.
Beijo minha irmã
Amém, Bebeth!
ResponderExcluirQue DEUS frutifique SEMPRE, nos nossos corações e que da semente, brotem lindos Campos, nos corações de outros!
Obrigada por está inscrita como seguidora.
A PAZ DE CRISTO, JESUS!
Bjss no coração, irmã!