domingo, 26 de setembro de 2010

JESUS É NOSSO EXEMPLO DE HUMILDADE


Alguns exemplos de Sua humildade são:

1. SEU NASCIMENTO (Filipenses 2:5; Lucas 2) - "Não foi por acaso que Jesus nasceu naquele lugar deitado numa manjedoura. Jesus "sendo rico Se fez pobre por amor de nós para que pela Sua pobreza nos tornássemos ricos" (2 Coríntios 8:9). Ele não nasceu num hospital moderno e deitado num lençol de seda numa cama de mármore, embora isso teria uma descida da glória, honra, poder e riqueza e Ele tinha antes de entrar neste mundo como um ser humano. Quem já ouviu falar do dono de uma companhia multinacional que deixou toda sua riqueza, conforto e honra para viver entre os desprezados da sociedade, porque ele se compadeceu e os quis ajudar? Se você puder imaginar isso então multiplique o que foi imaginado por 1000 e você vai começar compreeder o amor e humildade de Jesus Cristo.

2. SUA DEPENDÊNCIA DE DEUS - Talvez nada esteja mais longe do alvo do homem do que ficar dependente de outra pessoa. Todos querem ser independentes. "Eu posso cuidar de mim mesmo" é ouvido quase diariamente. Mas estamos vendo como humildade é o consentimento (deixar DEUS ser tudo, rendendo-se a ELE e a SUA vontade). Em Jesus vemos perfeitamente esta dependência voluntária. Escute as próprias palavras do SENHOR no livro de João:

5:19 - "O Filho nada pode fazer, senão aquilo que vir fazer o Pai".
5:30 - "Eu nada posso fazer de Mim mesmo... Eu não procuro Minha própria vontade, e sim, a dAquele que Me enviou".
5:41 - "Eu não aceito glória que vem dos homens".
6:38 - "Eu desci dos céus não para fazer minha vontade e sim a do Meu Pai".
7:16,17 - "Eu falo a doutrina de Deus e não por Mim mesmo".
8:28 - "Nada faço por Mim mesmo, mas como o Pai Me ensinou".
8:42 - "Não vim de modo próprio mas Deus Me enviou".
8:50 - "Eu não procuro a Minha própria glória".
24:10 - "As palavras que vos digo, não as digo por Mim mesmo mas o Pai que permanece em Mim faz as Suas obras".
14:24 - "A palavra que estais ouvindo não é a Minha mas do Pai que me enviou".

Jesus deu ao Pai toda a honra e glória. Foi assim que Deus conseguiu na vida de Jesus a redenção da raça humana. Cristo Se tornou nada para que Deus pudesse ser tudo. Ele Se submeteu totalmente às palavras, obras e vontade do Pai. Por isso Deus podia conseguir, pela vida de Jesus, a redenção da raça humana.

A vida de Cristo é a vida de auto-renúncia, total submissão e completa dependência de Deus. Em tudo isso, Jesus não perdeu nada porque o Pai O exaltou acima de todo nome no céu e na terra. Agora, ao nome de Jesus, o humilde, todo joelho deve dobrar-se e toda língua confessar que Jesus Cristo é: o Senhor para a glória de Deus pai (Filipenses 2:11).

3. SEU SERVIÇO AOS HOMENS - (Lucas 22:27; João 13:5-14) Porque Cristo Se humilhou perante Deus, também conseguiu Se humilhar perante os homens. Jesus era servo de todos. Ele que era Senhor de todos, naquela noite, pegou a toalha e a jarra e, Se ajoelhou perante homens indignos, começou a fazer o serviço dm servo humilde. Jesus lavou os pés sujos do amigo que o trairia naquela mesma noite. Ele lavou os pés sujos do discipulo que dentro de 12 horas diria três vezes "Eu não sou dEle... não O conheço". Jesus lavou os pés sujos dos irmãos que acabavam de discutir entre si, qual dentre eles seria o maior no reino dos céus. Que exemplo Ele nos deixou! Quem se acha alto demais para se ajoelhar perante os indignos do mundo, para se sujar com a sujeira deles, é nada semelhante ao Filho de Deus!

4. SEU MODO DE VIVER - (Mateus 21:1-11) Jesus levou uma vida simples. Ele não vivia em palácios. Uma vez Ele desencorajou um que queria segui-Lo por motivos errados dizendo: "As raposas tem seus covis, as aves do céu os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar Sua cabeça". (Mateus 8:20). A simplicidade e humildade dEle se tornam mais extraordinárias quando lembramos que foi Ele quem criou o universo. Por direito de criação e por herança, tudo pertence a Ele, mas quando Jesus entrou em Jerusalém para ser coroado como Rei dos judus e Messias que ia salvar o povo, escolheu entrar montado em jumento, um jumentinho, cria de animal de carga (Mateus 21:1-5).

Que diferença entre os valores de Jesus e o dos outros "grandes" do mundo. A história diz que quando Alexandre o Grande entrou na Ìndia, houve uma procissão imensa. Primeiro, um homem espalhou flores, em seguida 200 elefantes pintados, 200 cavaleiros montados em cavalos, olhando para trás, para o carro de Alexandre que vinha puxado por 40 cavalos pretos com 200 leões ao redor. Ele, sentado no trono de ouro, em um carro de marfim, afirmando "eu sou o senhor do universo que Já conquistou o mundo e agora vou conquistar as estrelas". Este Alexandre, o Grande morreu aos 33 anos e hoje não é dono de nada. mas o Rei humilde que entrou na cidade sentado num jumento é ainda dono de tudo. O caminho humilde de um servo despetencioso O levou à glória.

Trecho do texto no Livro: A VIDA DE CRISTO, escrita pelo Presbítero, Escritor e Membro da Igreja de Cristo, JOE MCKINNEY.

Postado por: Lúcia de Fátima

Ilustração: Encontrada na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário