quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A VIDA DE CRISTO, UM ESCRITO DE JOE MCKINNEY



CONTINUAÇÃO DO CAPÍTULO 2
DO LIVRO: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY

JESUS: O COMPASSIVO (MATEUS 5:4)


JESUS É NOSSO EXEMPLO DE COMPAIXÃO:

Ao ler os evangelhos, ficamos impressionados com a compaixão de Jesus. ELE nunca deixou de SE tocar com as tristezas e condições desesperadas dos outros. Um leproso chegou a ELE, rogando-lhe de joelhos: "se quiseres, podes purificar-me" (Marcos 1:40). Leprosos não eram nada agradáveis em aparência. Pela lei da época, eles eram excluídos da comunidade e não podiam aproximar-se das pessoas. Mas houve alguma coisa que Jesus transmitiu que fez os miseráveis, rejeitados pela sociedade, sociedade, saberem que podiam aproximar-se dELE. Jesus os atraiu, então não é de se estranhar que ao receber este pedido do leproso, Jesus ficasse "profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o, e disse-lhe: fique limpo". Assim era o exemplo de Jesus.

Este exemplo se repetia continuamente durante Sua vida. Na cidade de Naim. Ele viu o enterro do filho Ùnico de uma viúva. "Vendo-a, o Senhor Se compadeceu dela e lhe disse: - Não chores" (Lucas 7:13). Movido pela compaixão. Jesus ressucitou o filho dela.

Saindo de Jericó, algum tempo depois, Jesus vendo dois cegos, "tocou-lhes os olhos e imediatamente recuperaram a vista" (Mateus 20:34).

A Bíblia não nos diz que Jesus chorou ao ouvir que Lázaro tinha morrido, porém, quando ELE chegou a Betânia e viu Maria e os amigos de Lázaro chorando, "agitou-Se no espírito e comoveu-Se". E a Bíblia diz simplesmente num versículo pequeno: "Jesus chorou" (João 11:33,35). A tristeza dos outros atingiu o coração compassivo de Jesus.

Jesus, como o Verbo (João 1:1), criou o universo e colocou tudo em ordem. Hoje Jesus ainda sustenta todas as coisas (Colosseses 1:16,17). Poderoso, com toda autoridade, divino, mas compassivo e sensível às dores e tristezas dos seres humanos, este é Jesus!!! Quando conseguirmos ver com os olhos do nosso coração o Criador condoído, chorando, então conheceremos um pouco mais a vida de Cristo. Nunca mais deixaremos alguém dizer que chorar não é para homens.

Mas Jesus não chorou apenas por causa de doença, fome e morte. A tristeza da Sua alma era maior diante das situações espirituais das pessoas. Mateus 9:35-36 mostra Jesus compadecido da multidão que era como ovelhas sem pastor, pessoas perdidas, vagando sem direção, sem saber o que buscavam, nem para onde iam. Alguém podia dizer com razão: "O problema é deles. Cada um escolhe seu destino". Mas Jesus não os ignorava. Ele foi tocado com sua situação espiritual. Foi por isso que ELE veio.

Lemos em Lucas 19:14-44, que Jesus, ao aproximar-Se de Sua cidade amada, Jerusalém, também chorou. Nesta ocasião, estava olhando para o futuro do povo e este futuro era negro. Os judeus rejeitaram a Jesus e recusaram se arrepender dos seus pecados e por isso iam sofrer um castigo terrível. Exércitos inimigos cercariam a cidade e a destruição. Todos os habitantes seriam mortos ou vendidos como escravos para outros países. O glorioso templo, centro e símbolo do privilégio e presença de DEUS no meio deles, seria totalmente destruídos, sem uma pedra acima de outra pedra. Tudo isso aconteceu 40 anos mais tarde (Mateus 24). Jesus amava Seu povo e chorou em pensar no destino dos rebeldes e desobedientes.

Interessante é que esta cena ocorreu uma semana antes da Sua cruxificação. Mas Ele não chorou por Si mesmo. Suas lágrimas não caíram por causa dos Seus sofrimentos iminentes, mas pelo sofrimento daqueles que Ele amava, Jesus era compassivo para com os pecadores. Jesus tem compaixão por você hoje, seja por causa da sua solidão, dor, tristeza ou seu estado pecaminoso. Ele pode lhe salvar. Ele quer lhe salvar. Ele morreu para lhe salvar.

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e será para sempre" ( Hebreus 13:8). Ele não mudou nem mudará. Com a mesma compaixão que Ele Se compadeceu das aflições daquelas pessoas, Ele hoje em dia pode "compadeceu das aflições daquelas pessoas. Ele hoje em dia pode "comparecer-Se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas a nossa semelhança mas sem pecado". (Hebreus 4:15). Jesus Se compadece de você hoje em dia nas suas aflições e quer que você seja compassivo assim para com os outros. Jesus é nosso exemplo perfeito de uma pessoa compassiva e sensível.

Trecho do Texto no Livro: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY
Postado por: Lúcia de Fátima
Imagem pesquisada e encontrada na Internet.

A VIDA DE CRISTO, UM ESCRITO DE JOE MCKINNEY




CAPÍTULO 2

JESUS: O COMPASSIVO (MATEUS 5:4)

Algumas pessoas dizem que Jesus era um revolucionário. Dizem também que ELE era radical. Eles têm razão! Na verdade ELE não procurou derrubar qualquer governo. Ele não SE envolveu com política, não fez greves, nunca pegou armas para lutar contra as autoridades. Ao contrário, Jesus sempre ensinou submissão às autoridades. Mas o que ELE ensinou, o movimento que ELE iniciou, era tão diferente do que já existia que a sociedade O rejeitou e O cruxificou.

Quando Jesus deu SEU sermão no monte, a religião predominante era o julgamento e o poder político e militar estava nas mãos do império romano. Veja como as palavras de Jesus se chocaram com as idéias destes grupos:

Os líderes religiosos dos judeus eram os fariseus, um grupo conhecido por seu orgulho. Lembre-se da oração do fariseu: "Senhor, agradeço porque não sou como este republicano pecador". Os soldados romanos se orgulhavam por terem dominado o mundo pela força. Então, aí vem este filho de carpinteiro dizendo: "felizes são os humildes de espírito". Radical, não é?

Os fariseus eram "os separados", Eles se achavam tão superiores aos outros que nem sequer tocavam num pecador. Mas, Jesus, o amigo dos pecadores, chegou dizendo, "felizes são os que choram" isto é, os compassivos, os sensíveis, os contritos, os que se tocam com a situação triste das pessoas.

O império romano vivia pela regra de "força dá direto e a língua que fala mais alto é a espada" Nosso Jesus ensinou que felizes são os mansos.

Os fariseus roubavam as casas das viúvas e por fingimento faziam longas orações, mas Jesus disse: "feliz e aquele que tem fome e sede de justiça".

Os fariseus anunciavam com trombetas antes de dar esmolas, oravam nas praças e ruas para serem vistos pelos homens, mas Jesus chegou dizendo, "feliz é aquele que tem fome e sede de justiça".

Os fariseus anunciavam com trombetas antes de dar esmolas, oravam nas praças e ruas para serem vistos pelos homens, mas Jesus chegou dizendo, "felizes são os puros, os sinceros, de coração".

O império romano vivia para batalhas, conquistas e destruição. Jesus, porém, ensinou: "Felizes são os pacificadores".

Você pode imaginar a reação das pessoas na sociedade daqueles dias? Seria como um homem que comentou sobre o ensino de Jesus: "oferecer a outra face". ELE disse: "Não funciona mais. Se agir assim, vai sair perdendo". Alguns acham que a teoria é bonita, mas na prática não dá. Lembre-se que Jesus não só falou, ELE também praticou. Os fariseus e o império romano desapareceram, mas Jesus ainda vive. ELE vive não somente nos SEUS ensinos e nos SEUS discípulos, mas ELE ressuscitou dentre os mortos e o reino que ELE veio estabelecer foi mesmo estabelecido e milhões entraram nele e ainda estão entrando.

Em Mateus 5:4, Jesus disse que os que choram são bem-aventurados porque serão consolados. Esta idéia entra em choque com a cultura que ensina que chorar não é coisa para homem. Ouvimos a sociedade dizendo aos jovens: "Não olhe para trás, aproveite a vida, divirta-se, só se vive uma vez, faça tudo que quiser, ser contrito ou ter remorso é estupidez". Mas Jesus ainda proclama que os que choram são felizes.

Não há virtude em chorar por chorar. Jesus não está promovendo pessimismo, pena de si, orgulho ferido, ambição frustrada, nem dor ou sofrimento. Jesus não está dizendo: "Feliz é a criança mimada que chora quando não recebe o que ela quer". ELE não está dizendo: "Feliz o criminoso que lamenta o fato de ser preso". Não é isto. A pessoa compassiva, contrita e sensível é a pessoa com o coração que se toca com as aflições dos outros ou com seus próprios pecados. Esta pessoa será feliz porque DEUS a consolará.

Uma rosa tem um cheiro bem doce, mas quebre uma pérola e veja o que acontece . Vai ver que cada pétala tem dentro de si um tesouro de perfume que era destinado a morrer na flor. Assim é a pessoa com coração fechado, inensível, nunca machucado, que só vive para si mesmo. Ela não vai descobrir o tesouro dentro do seu coração. Este tesouro só se libertará quando o coração for quebrantado, sensível, contrito, compassivo. De fato, felizes são os que choram.

TRECHO DO TEXTO DO LIVRO: A VIDA DE CRISTO, DO PRESBÍTERO JOE MCKINNEY.
POSTADO POR: Lúcia de Fátima
IMAGEM ENCONTRADA NA INTERNET.

CONT. DO LIVRO: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY





Dando continuidade para aqueles que vem acompanhando os textos do Livro: A VIDA DE CRISTO, do Presbítero Joe Mckinney.

E após o Capítulo 1 - JESUS: O HUMILDE ( MATEUS 5:3)

TRANSCREVO-LHES: APLICAÇÃO PESSOAL

A prova de nossa humildade perante DEUS é como vivemos perante os homens. É fácil dizer que amamos a DEUS que não vemos. Mas, o amor verdadeiro se mostra no amor para o próximo e com humildade. Como você sabe que Cristo vive em você? Sereá que você participa do mesmo caráter dELE? Para você saber se é uma pessoa humilde, é necessário observar sua vida no dia a dia.

Você vive dando honra e preferencia aos outros? ( Romanos 12:16)
Você é sábio aos seus próprios olhos? (Romanos 12:16)
Você ama de coração sem se ensorberbecer e sem procurar seus próprios interesses? ( I Coríntios 13: 4.5)
Você serve aos outros pelo amor? (Galátas 5:13)
Você suporta os outros em amor com toda longanimidade? (Efésios 5:21)
Você considera os outros superiores a si mesmo? (Filipenses 3:13)
Você perdoa os outros como Jesus lhe perdoou? ( Colossenses 3:13)

Como é ser humilde? A resposta está no seu tratamento às pessoas. Somente quando nós nos consideramos como nada em relação a DEUS, vamos poder considerar como superiores os que têm menos conhecimento, talentos, sabedoria e santidade. Adote o espírito de Cristo que não Se engrandeceu e não buscou Sua própria glória. Se este não é seu espírito, faça os seguintes exercícios para crescer em humildade:

1. Reflita mais no exemplo de Cristo e na beleza da Sua humildade e tratamento aos outros.
2. Reflita mais em sua dependência de DEUS. Por si próprio você não pode nem respirar. Ele nos dá tudo para nos sustentar.
3. Reflita mais nos seus pecados, o quanto você tem feito de mal, o quanto você carece da glória de DEUS. Quantas vezes você teve oportunidade para fazer o bem e não o fez?
4. Reflita mais na cruz do Calvário dos seus pecados e o preço que Cristo pagou por causa.
5. Coloque DEUS no tronco do seu coração, fazendo uma decisão firme de se submeter a Ele a sua vontade, as suas ações e a sua vida.
6. Ore a DEUS pedindo que ELE lhe transforme.
7. Comece a praticar as coisas que a humildade exige. Se não conseguir controlar seus sentimentos, pelo menos pode controlar suas ações, confiando em DEUS para lhe dar os sentimentos corretos. Então se submeterá a DEUS e as outras pessoas, buscando o bem e o interesse deles em vez de seus próprios interesses.

AUTO-EXAME: Responda estas perguntas para medir suahumildade:

1. Você se considera superior às outras pessoas?
2. Você acha que ainda precisa ler e estudar a Bíblia para entender melhor a vontade de DEUS para a sua vida?
3. Você pede ajuda de DEUS diariamente para enfrentar as provações da vida?
4. Você se sente abusado quando alguém lhe manda você fazer alguma coisa?
5. Você realmente está consciente de que tudo que você tem preferência de uma outra pessoa?
6. Você cedeu esta semana à vontade, opinião ou preferência de uma outra pessoa?
7. Você se sente bem quando serve uma pessoa mais pobre, menos educada, ou de uma classe social inferior a sua?
8. Quando acontece um desentendimento com outra pessoa, você acha difícil ir até ela e pedir desculpas?
9. Você machucou alguém com suas palavras esta semana?
10. Você se sente mal quando faz uma boa obra, mas ninguém vê ou ninguém reconhece?

TRECHO DO TEXTO DO LIVRO: A VIDA DE CRISTO - JOE MCKINNEY.
POSTADO POR: Lúcia de Fátima.